Página Inicial » Revista » Edição 162 » Grandes Nomes
Marcelo Serpa

O rei dos leões

Ganhar prêmios, em qualquer ofício, é algo que deve ser encarado como mera consequência de um trabalho bem feito. Na propaganda não é diferente. A diferença, neste segmento, é a abundância de festivais e eventos anuais destinados a agraciar as agências e os profissionais mais destacados. Portanto, um publicitário fartamente premiado não é coisa assim tão difícil de encontrar. Mas, mesmo neste ambiente de estrelas condecoradas, Marcelo Serpa consegue se sobressair. Afinal, ele já ganhou 149 Leões no Festival de Cannes e, isso, sim, não é coisa fácil de encontrar.

Além de ter se tornado um genuíno Rei dos Leões, entre os quais se inclui o Grand Prix da América Latina, Serpa foi o primeiro latino e o mais novo profissional a presidir o júri do Festival de Cannes, em 2000, aos 37 anos. Sem contar os demais prêmios, como os do Clio Awards, do Festival Iberoamericano de Publicidade (FIAP) e do Clube de Criação de São Paulo (CCSP), entre outros.

Ter um trabalho vencedor em Cannes, no entanto, entre cerca de sete mil inscritos, tem sempre um significado especial. Mesmo com o crescimento de vários festivais e da redução de seu peso, Cannes possui um glamour que nenhum outro evento do setor tem, algo como o charme do GP de Mônaco de Fórmula 1, que se mantém a despeito de a prova ser disputada em um circuito de rua estreito, perigoso e travado. Cannes é único, sempre será, com seus cobiçados leões. E levar uma centena e meia deles para casa não é para qualquer um.

 

Nascido no Rio de Janeiro em 1963, Marcello Serpa começou a viajar aos 15 anos, quando sentiu o desejo de conhecer o mundo. Aos 20, mudou-se para a Alemanha. Ficou por lá durante sete anos, ao longo dos quais, além de estudar artes gráficas e visuais, iniciou-se no mundo da propaganda, e em grande estilo. Ainda muito jovem já ocupava o cargo de diretor de arte na GGK e na R. G. Wiesmeier. Na volta, deu sequência à formação de um currículo que em pouco tempo se tornaria dos mais invejáveis, atuando em agências como DPZ Rio, DPZ São Paulo e DM9 (DM9DDB).

Matéria na íntegra na revista Press Advertising


 
Julio Ribeiro
Jornalista
julioribeiro@terra.com.br
|ANTERIORES
Marcelo Serpa
Gabriel García Márquez
MAURO SALLES
Washington Olivetto
|TODOS PUBLICADOS
|LEIA TAMBÉM
Entrevista:
Roberto Duailibi
Vida de Criativo:
Cláudia Tajes
Vida de Repórter:
Paulo McCoy Lava

 


REVISTA PRESS ADVERTISING
EXPEDIENTE | ANUNCIE | FALE CONOSCO