Página Inicial » Revista » Edição 162 » Radiofonia
Quando o rádio invadiu a realidade

Em 1938, o mundo vivia a iminência da Segunda Guerra Mundial. Em 13 de março daquele ano, a Alemanha nazista, comandada por Adolf Hitler, anunciara oficialmente a anexação da Áustria ao Terceiro Reich. Ao redor do planeta, a população acompanhava com apreensão as notícias vindas da Europa, principalmente por meio do rádio. Às 20 horas de 30 de outubro, a Columbia Broadcasting System (CBS) interrompeu sua programação musical para divulgar, em edição extraordinária, a notícia da invasão da Terra por marcianos.

Quem já estava sintonizado foi informado de que se tratava de uma peça de radioteatro de autoria de Howard Koch, com a colaboração de Paul Stewart, baseada no livro A Guerra dos Mundos, do britânico H. G. Wells, e narrada pelo jovem ator Orson Welles. No entanto, centenas de milhares de pessoas, que ligaram o rádio depois de o programa já ter se iniciado, entenderam que se tratava de uma cobertura jornalística, tamanha a dramaticidade da narrativa, reforçada pelos efeitos especiais e pelo talento do genial Welles, responsável pela produção, direção e narração do programa, e que mais tarde entraria para a história do cinema com a obra-prima Cidadão Kane.

Embora tenha durado apenas uma hora, a transmissão “ao vivo” do fictício desembarque alienígena na cidade de Grover's Mill, no estado de Nova Jersey, naquela véspera do Halloween, provocou pânico, sobretudo na Costa Leste dos Estados Unidos. O programa era de fato convincente. No 17º episódio da série realizada por Welles no Radioteatro Mercury, em vez de uma dramatização claramente teatral, como era de praxe, ele comandou uma “genuína” cobertura jornalística da invasão, com reportagens tensas no local, depoimentos de testemunhas apavoradas, entrevistas com autoridades, som ambiente, explosões, gritaria e muita confusão.

Matéria na íntegra na revista Press Advertising.


 
Eliziário Goulart Rocha
Editor
eliziario.goulart@gmail.com
|ANTERIORES
Quando o rádio invadiu a realidade
O AM vai invadir o FM
Enfim, Record na rádio Guaíba
Histórias octogenárias
|TODOS PUBLICADOS
|LEIA TAMBÉM
Entrevista:
Roberto Duailibi
Vida de Criativo:
Cláudia Tajes
Vida de Repórter:
Paulo McCoy Lava

 


REVISTA PRESS ADVERTISING
EXPEDIENTE | ANUNCIE | FALE CONOSCO